A retomada da cultura no Brasil – Parte 2

Cultural

Pablo Barcelos

Publicado em 01/06/2021

Seguindo o cronograma integrado de ações da cultura, no primeiro trimestre de 2021 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já concluiu 11 obras de restauro. Além disso, segue promovendo ações de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, agilizando o processo de licenciamento ambiental e estimulando a sustentabilidade social e econômica de comunidades detentoras do Patrimônio Imaterial. Ao todo, o Iphan investiu aproximadamente R$ 46 milhões em projetos realizados.

As obras de restauro finalizadas em 2021 estão espalhadas por todo o país, nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

No Plano Nacional de Cultura, destaco O Círio de Nazaré (PA), o Frevo (PE) e a Cachoeira de Iauaretê (AM), que passam por processos de revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil

Com a publicação dos extratos de pareceres técnicos no Diário Oficial da União (DOU), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu prazo de 30 dias para que a população possa se manifestar sobre a revalidação dos três bens. Até o dia 13 de junho, por meio de formulário digital, via postal ou e-mail, qualquer pessoa pode opinar sobre o tema.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar