Panorama Tecnológico – Parte 1

Comportamento

Alexandre Costa

Publicado em 19/04/2021

Observar o panorama tecnológico de determinado período da história pode orientar a compreensão do momento civilizacional. Embora existam outros aspectos que precisam ser analisados para uma interpretação mais precisa de uma época, e mesmo sabendo que um olhar mais amplo e mais profundo requer cruzamentos de várias fontes e com variados pontos de vista, o estágio da tecnologia pode oferecer dados suficientes para algumas deduções sobre o funcionamento de um aspecto da sociedade em um recorte histórico.

Quando analisamos a relação das pessoas com a tecnologia em um intervalo de tempo, podemos deduzir prováveis acontecimentos, alguns com evidente influência – ou interferência – na realidade cotidiana.

Após estabelecer quais as tecnologias mais se destacam em dado período, dessa relação entre homem e tecnologia é possível desdobrar pelo menos duas outras questões, que no meu entender vão definir um aspecto essencial do convívio social. A primeira questão diz respeito à variedade e à importância dos bens ou serviços que essa tecnologia oferece. Em outras palavras, os frutos. A segunda, como consequência da primeira, trata da relação de dependência entre sociedade e tecnologia.

Em uma época o motor a combustão, em outra foi a prensa móvel, e em algum momento foi a roda. Sempre é preciso contextualizar, não se esquecer da interdependência entre as várias formas de tecnologia, e é claro que nunca existe essa clareza para as escolhas, mas em todos esses exemplos podemos elencar uma tecnologia que se sobressai perante as demais. Seja pelo que oferece, seja pela dependência que proporciona.


Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar