Canetas de aluguel

Brasil

Alexandre Costa

Publicado em 05/04/2021

Desde o final da década de 1990 é possível perceber que a mídia mainstream representa o que há de pior no Brasil. Quando comparamos o caráter médio do povo brasileiro com os quadros de destaque na grande imprensa, isso fica muito evidente.

A chegada da Internet confirmou essa percepção. A desinformação calculada, as distorções generalizadas e as informações que permaneciam ocultas foram reveladas pelo surgimento de sites independentes em todo o mundo. Em outras palavras, a Internet retirou o véu que protegia a mídia, fazendo dela um reduto de seres angelicais com os mais puros interesses.

É claro que existem algumas exceções, mas elas funcionam como fiadores que dão a credibilidade necessária para tornar possível a dissimulação. Não há mentira que prevaleça sem o reforço de um traço de verdade. 

Eu ainda nem tinha lançado meus livros e só escrevia em um antigo blog ou em fóruns virtuais, mas já naquela época fui criticado por afirmar que a mídia corrompida era algo muito mais pernicioso do que a corrupção da classe política. Dizendo de outro modo, políticos são seres naturalmente perigosos, e cabe aos verdadeiros jornalistas imunizar esse risco permanente.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar