Os fatos não importam mais

Comportamento

Alexandre Costa

Publicado em 02/03/2021

Vivemos o império da mentira. Para quem ainda não percebeu, toda cultura atual está baseada ou pelo menos bastante influenciada pela ausência de compromisso com a verdade. 

Essa dissonância entre fato e narrativa, entre realidade e interpretação hegemônica possui como principal característica a possibilidade de favorecer a manipulação da sociedade. Ou seja, obedece a uma lógica e a uma intenção, não acontece por mera casualidade.

Assim como em qualquer ação dissimulada, que pretende alcançar um objetivo não declarado, a diluição do senso de verdade e realidade tende a se alimentar de si mesma, criando um acúmulo de informações distorcidas que se sustentam, se justificam e preparam o terreno para futuras dissimulações. 

O objetivo desse processo de esvaziamento do compromisso com a verdade pode ser simplificado da seguinte forma: tornar a sociedade vulnerável ao discurso dominante, facilitando a transformação social desejada por aqueles que planejam e pretendem criar uma nova civilização, ancorada em novos princípios e valores, geralmente opostos àqueles que regem a sociedade e que foram cristalizados ao longo dos últimos dois milênios.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar