O turismo como parte da recuperação econômica

Economia

Carlos Dias

Publicado em 09/02/2021

O turismo movimenta 10,4% das riquezas produzidas e, nessa atividade econômica, são gerados mais de 300 milhões de empregos no mundo.

No Brasil o setor turístico já chegou a superar a marca de 8% de participação no Produto Interno Bruto (PIB). O importante a destacar é que a atividade do turismo deve ser entendida como um elemento ativo da economia. Observado por esse ângulo, o turismo tem ampla capacidade de gerar relevantes divisas para o país e impactar expressivamente nos campos do emprego e da renda dos brasileiros.

É necessário entender a atividade turística como uma das formas virtuosas de se solidificar a economia do país, atuando no desenvolvimento direto de regiões e de diversas localidades por mais distantes que sejam dos centros urbanos.

A atividade econômica do turismo está ligada à dinâmica geral da economia, e, nesse sentido, aqueles que operam no setor necessitam entender e se aprofundar no que determina a produção e o consumo dessa atividade. Esse importante setor econômico, devidamente conhecido pelos agentes que nele operam, facilita não só a compreensão mais racional da atividade, como também das condições do ambiente econômico que as influenciam.


Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar