Guerra assimétrica reversa

Geopolítica

Jacó Israel

Publicado em 08/02/2021

Sob o prisma conceitual e teórico, o Desembargador Reis Friede nos brinda com um brilhante artigo sobre Guerra Assimétrica básica e sua variação "Reversa", abordando ainda elementos característicos pontuais de ambas, eventos geopolíticos políticos históricos envolvidos, efeitos sinergéticos, anatomia fenomenológica, realidade impositiva e efeitos colaterais do tema em tela. 

 Assunto muito atual para fins de compreensão da complexa trama dos conflitos bélicos da atualidade, principalmente após o fim da chamada Guerra Fria, com a polarização de potências no campo geopolítico.

Partindo desse conceito base, a chamada Guerra Assimétrica Reversa (GAR) é “todo e qualquer conflito bélico [...] onde existe a limitação do emprego de evidente superioridade militar e tecnológica no campo de batalha”.

Como Elementos Característicos da GAR, destacam-se um confronto ideológico inconciliável, o conflito agudo de concepções da civilização humana, uma luta pela supremacia de visões de mundo . A civilidade contra a barbárie (aí incluído o Totalitarismo e seu afilhado, o Islamismo radical). A preocupação com a vida humana, que ocorre nas Democracias ocidentais, em contraponto com a preservação de valores “espirituais”. 

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar