Populistas e neopopulistas

Brasil

Paulo Moura

Publicado em 18/01/2021

A compreensão do fenômeno do populismo, como expressão de uma determinada forma de fazer política e de um determinado tipo de relação entre líderes e liderados, recomenda a compreensão prévia dos conceitos de democracia direta e representativa e de mediação social.

A democracia direta é invenção da Grécia Clássica e consistia num modelo de gestão política das cidades-estados baseada em assembleias de cidadãos que deliberavam coletivamente os destinos da comunidade sem a existência de mecanismos de delegação de poder a representantes. 

Havia reis, exército e um sistema de impostos, mas não havia leis escritas, e os assuntos políticos que demandassem deliberação coletiva eram votados em praça pública após o debate de posições com oradores defendendo seus pontos de vista perante seus iguais. 

As votações se processavam levantando o braço ou, no caso de decisões sobre o banimento de membros da comunidade, por um sistema de registro escrito numa tábua chamada “ostraka" (óstraco em português), que deu origem à palavra ostracismo.

Este tipo de democracia é chamado de democracia direta exatamente por não haver mecanismos intermediários entre líderes e liderados.

Foram os romanos, após invadirem a Grécia em cerca de 250 a.C., que absorveram a experiência grega e a aperfeiçoaram inventando a democracia representativa e uma sociedade gerida por leis escritas, e instituições jurídicas e políticas e administrativas, das quais fazia parte o Senado Romano (SPQR), um corpo de cidadãos eleitos pelo povo de Roma para legislar.

Gregos e romanos chamavam os povos que viviam fora de seus territórios de bárbaros em oposição ao modo de vida civilizado e culturalmente evoluído existente nas cidades gregas e em Roma. O conceito de civilização se opõe ao conceito de barbárie, no sentido de que povos civilizados são aqueles que desenvolveram mecanismos de mediação não violenta dos conflitos sociais.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar