Eleição democrática e transparente é presencial

Brasil

Daniel Lemos

Publicado em 12/01/2021

As duas Casas do Legislativo brasileiro devem se reunir nos primeiros dias de fevereiro para eleger suas respectivas mesas. O olhar estará voltado para as candidaturas dos pretensos substitutos do Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Eles também estão a colocar suas ideias de campanhas a fim de buscar votos junto aos congressistas e até mesmo, pela mídia tradicional ou pelas mídias sociais, mexendo com o povo gerando engajamentos e palpites, o que muito alegra ver a turma se atentando para o tema.

Temas espinhosos, outros importantes, caros ao país, figuram na pauta atual do Congresso para esse pleito e devem ser analisados com muita cautela pelos postulantes e os que irão votar. Foram dois anos de Congresso de muitas reclamações e lutas para ver assuntos do plano de governo do presidente eleito se transformar em realidade. Algumas barradas dentro do próprio Congresso, já outras, por medidas judiciaristas, barradas no STF.

Desde reformas estruturantes propostas pelo governo do presidente Bolsonaro, a determinante continuidade da pauta econômica e de privatizações, até o acatamento do processo de impeachment, propostas como o PL 2630 das Fakenews, taxação de grandes fortunas, etc. Sem contar a defesa incondicional da pauta conservadora apoiada pela maioria dos brasileiros, isso vale muito numa democracia representativa.

Para Câmara dos Deputados, já temos a data de 02 de fevereiro, antecipada por seu presidente no dia 06/01. O regimento interno da Câmara não define uma data para a eleição da Mesa Diretora na terceira sessão legislativa, composta a legislatura por quatro sessões legislativas, divididas em dois biênios de mandatos da mesa. A Constituição Federal, repetida nos regimentos internos, determina que os trabalhos legislativos do ano iniciem na data citada acima, retomados após o recesso parlamentar.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar