Impopularidade Chinesa

Geopolítica

Márcio Coimbra

Publicado em 09/11/2020

O castelo de cartas chinês parece ter começado a desmoronar. A principal razão, curiosamente, não é o coronavírus, mas a postura agressiva do governo de Pequim na esfera internacional. 

Depois de criar uma sinodependência em vários países, o país asiático cobra a fatura pesadas e aqueles dispostos a enfrentar a fúria oriental, pagam um preço alto por sua contrariedade. O resultado é uma crescente impopularidade do regime de Xi Jinping ao redor do mundo. 

A inconformidade com os posicionamentos chineses aparece presente especialmente em países democráticos. Em recente pesquisa da Pew Research Center, as opiniões negativas sobre a China são as piores em 12 anos em países importantes na geopolítica de poder mundial, como Espanha, Austrália, Alemanha, Canadá, Países Baixos, Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul e Suécia. Alguns deles já sofreram retaliações do governo de Pequim, como a Austrália, atingida fortemente em suas exportações. Ali, 81% dos entrevistados disseram ver a China de maneira desfavorável.

Neste ponto vale uma ressalva. Há uma diferença entre o povo chinês e seu governo. O que significa que a imagem do país está erodindo diante das políticas adotadas pelos dirigentes do Partido Comunista. 

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar