Eu Sei o Que Vocês Fizeram

Geral

Letícia Dornelles

Publicado em 03/08/2020

Se a CGU fosse um filme, o título seria: “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”. Se o TCU fosse um filme, o título seria: “Livrai-nos de Todo o Mal”.

Sou fã desses filmes. Porque conheço de perto como os protagonistas atuam. Vejo como os enredos se desenrolam. Como cidadã e gestora pública, tenho orgulho desses personagens. São algumas das mentes mais brilhantes do Brasil. Tenho diariamente ótimas conversas e lições com esses agentes.

A CGU, abreviação de Controladoria-Geral da União é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

A CGU também deve exercer, como Órgão Central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno, o Sistema de Correição e o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.

A CGU sabe o que você fez no verão passado. Literalmente. Nada escapa aos olhos dos auditores.

O TCU, abreviação de Tribunal de Contas da União, é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso, tem como meta ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar