A diferença entre Estado e Governo

Brasil

Laudelino Lima

Publicado em 28/04/2020

Essa é uma questão que a quase totalidade da população brasileira talvez seja incapaz de responder. Todos os que estão vivos e hoje podem ser chamados de brasileiros, nunca viram essa diferença na prática. Nunca se falou disso. Não vimos nas escolas, nas universidades, na mídia, nos debates políticos, nos analistas do Jornal Nacional e nem na cervejinha depois do futebol nos fins de semana. É como se fossem os folclóricos “cabeça de bacalhau” ou o “time de basquete da Inglaterra”. Quem já viu?

Para um brasileiro comum, é uma pergunta que soa estranha. Se você a fizer, despertará as mais diferentes expressões faciais. Algumas doloridas e preocupantes.

Quando algo dá errado, não sabemos se vamos xingar o Estado ou o Governo.

Nós já tivemos essa separação bem clara no passado e é isso que o vídeo que veremos mostrará. Mas eu chego nele em breve. Preciso explicar algumas coisas antes, pois tudo tem contexto. Nada é por acaso na política, e tenha certeza de que se algum assunto não está sendo discutido, é porque a nossa classe política não quer que seja. Da maneira que estão os favorece. A política nacional se mexe por incômodos, raro a faz por necessidade popular.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Para continuar lendo e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, assine clicando abaixo.

Assinar